Antonio Muraki: Um dos principais representantes da colônia em Ribeirão

Ex-secretário no governo Clóvis Volpi e ex-vereador. Atualmente, presidente do KaiKan municipal. Esse é Antonio Muraki, um dos principais representantes da colônia japonesa na cidade, que concedeu entrevista ao Mais Notícias confira:

Muraki já foi vereador e secretário municipal

Para Muraki, “os japoneses e seus descendentes tem muito orgulho e amor por nossos antepassados, que construíram uma história e colaboraram muito para o desenvolvimento do Brasil”. Sobre as comemorações, o ex-secretário afirma que “a expectativa é muito grande da comunidade japonesa, principalmente das primeiras gerações, que se recordam das dificuldades que os pais passaram.”
Muraki também comentou sobre a integração entre nipônicos e brasileiros. “Há muita união. Somos incentivados pelos isseis (japonês que passa a morar nas Américas) da primeira geração, que na Estância não são poucos. E somos cobrados a valorizar e manter a cultura.”
Acerca do Kaikan, Muraki afirma que “ele foi construído para dar apoio a familiares e manter a tradicional cultura japonesa para que as gerações futuras deem continuidade. Hoje temos dezenas de atividades, como dança tradicional, Shogui, Undokai, etc”.
O presidente do Kaikan abre as portas do espaço a todos. “Respeitamos a todos pelo uso do espaço. Atualmente temos muitos brasileiros sócios e, graças à sua participação, realizamos mais eventos, como a Festa Junina oriental, Taikô, Undokai (gincana poliesportiva, realizada pela primeira vez em 1948), etc.”
Por fim, Muraki opina sobre a falta de representantes nipônicos na política local. “Infelizmente, há alguns anos não temos representantes na Câmara. A política hoje não é para servir à população, mas sim meio de vida e de interesse para si próprio. Vejo que se gasta fortunas em busca da eleição, o que não é nem meu caso e nem de outros candidatos da colônia.”

Compartilhe

Comente

Leia também