Animais domésticos são vítimas de abandono em Ribeirão

Tornou-se algo cada vez mais comum andar pelas ruas de Ribeirão Pires e ver algum cachorro sem rumo. Alguns deles até possuem lares e, por opção dos donos, ficam livres para andar para qualquer lugar. Mas em sua grande maioria a história é bem diferente. São descartados como se fossem lixos pelos bairros da cidade.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Pasteur deste ano, em Ribeirão Pires há 14.661 cães e 1.799 gatos, tanto domésticos quanto nas ruas e, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o número de animais abandonados aumenta consideravelmente no período de festas, como final do ano e férias.

Cão de rua site

Animal abandonado sai pelas ruas em busca de alimento

Programas de conscientização

Para conscientizar sobre a posse responsável de animais domésticos, a Prefeitura de Ribeirão Pires realiza durante todo ano ações, como por exemplo, as “Cãominhadas”.

De acordo com o CCZ, no Canil há opções de animais para todos os gostos. Desde cães de pequeno porte, ideais para companhia, até animais de porte maior, indicados para a proteção. Esses animais foram abrigados no canil depois de serem abandonados. Maus tratos e abandono de animais, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32, acarretam multa e até mesmo detenção.

ONG’s protetoras

Na falta de espaços para os animais domésticos no CCZ, a cidade conta com ONG’s que auxiliam no abrigo deles, por exemplo, o Clube dos Vira-Latas, localizado na rua das Laranjeiras, próximo ao Amarelinho.

Como adotar

De acordo com o CCZ, para adotar um pet, basta ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção. No ato da doação, os moradores recebem orientações sobre posse responsável.

Durante todo o ano, os moradores podem conhecer os pets abrigados pela Prefeitura no local, à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte – próximo ao Centro da cidade. O Canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para outras informações ligue para (11) 4824-3748.

O Clube dos Vira-Latas fica localizado na rua Laranjeiras, 500 – Tanque Caio –  próximo ao Amarelinho. A ONG funciona de segunda a segunda, das 10h às 15h. Para outras informações ligue para (11) 4824-7430.

Compartilhe

Comente

Leia também