Anderson emociona Câmara em discurso de despedida

Ontem durante a sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, o vereador Anderson Benevides (PSC) emocionou o público presente ao se pronunciar sobre a acusação de infidelidade partidária, quando trocou o PMN pelo PSC. Benevides aproveitou a Tribuna Livre, momento no qual os vereadores podem pedir para falar o que quiserem para expressar-se sobre o caso. Ele disse ter trocado de partido “com total ciência” de que poderia perder a cadeira na Câmara. Ele também falou que para o PMN faltava “um projeto sólido, cuja realização garantiria benefícios exclusivos para a população ribeirãopirense”.

Anderson lê o discurso amparado por Cléo Meira

Anderson lê o discurso amparado por Cléo Meira

O vereador ainda revelou outro motivo pelo qual deixou o PMN: “Infelizmente minha voz não foi ouvida, seja por minha falta de experiência política, seja por minha idade ou condição social. Fato é que não havia espaço para debater minhas ideias dentro do partido”.

Para finalizar, Anderson citou alguns dos principais projetos dele no primeiro ano de mandato, elogiou a suplente e frisou que não se arrepende da mudança de legenda. Ao final do discurso, Benevides estava amparado por Cléo Meira (PTN) e emocionado, bem como a plateia, que o aplaudiu em pé. Os demais vereadores se levantaram e foram cumprimentar Anderson, dando-lhe votos de solidariedade.

A condenação do vereador a perder o mandato ainda não é definitiva. A decisão cabe recurso. Confira o discurso completo abaixo:

“Boa tarde senhor presidente, vereador Banha, nobres pares que compõe a mesa diretora, demais vereadores e vereadoras. Boa tarde a demais autoridades, ao público presente e à imprensa. Boa tarde a todos aqueles a quem essas palavras chegar.

Neste final de semana foi divulgado amplamente a decisão que o Tribunal Regional Eleitoral adotou com relação a minha legislatura, solicitando que eu deixe a cadeira de vereador por ter sido infiel ao partido que me elegeu. No início do ano passado eu, então filiado e eleito pelo PMN, decidi deixar o partido por uma série de razões que explicarei hoje aqui, e me filiei ao PSC. Embora a decisão do TRE caiba recurso, o colegiado não fez mais do que uma simples interpretação da lei.

Fiz a mudança de partido com total ciência de que, segundo a lei eleitoral, eu corria o risco de perder a cadeira de vereador. O risco foi necessário por conta de algo que habita o meu peito, cuja força é maior do que eu. Troquei de partido por amor à cidade e pelo desejo de contribuir mais amplamente pelos interesses de nossa querida Ribeirão Pires.

O PMN, partido ao qual tenho alta consideração, é formado de pessoas inteligentes. Na esfera municipal grandes nomes se destacaram, tanto é que compuseram o quadro de funcionários de alto escalão do governo. O único problema do partido era justamente a falta de um projeto sólido, cuja realização garantiria benefícios exclusivos para a população ribeirãopirense.

Como eu disse, meu coração está comprometido com o desenvolvimento da cidade e propus iniciativas para que esse desenvolvimento se tornasse o foco da legenda. Infelizmente minha voz não foi ouvida, seja por minha falta de experiência política, seja por minha idade ou condição social. Fato é que não havia espaço para debater minhas ideias dentro do partido.

Assim, tendo que escolher entre duas boas opções, a saber: permanecer no partido e legislar com todo empenho; ou mudar para uma sigla que abrisse espaço para um diálogo sobre um projeto sólido e mais abrangente. Tomei minha decisão sem qualquer tipo de pressão exterior, e a decisão que tomei, ainda hoje, acredito que tenha sido a melhor para a cidade. Me desfilei do PMN e fui acolhido, juntamente com os projetos de apoio à Ribeirão Pires, no PSC, que também integra o alto escalão do governo e junto com o PMN construiu o Plano de Governo do prefeito Saulo Benevides.

Hoje, enquanto vereador pelo PSC, não posso deixar de frisar algumas das minhas principais realizações. Faço isso não com o intuito de aparecer, ou de direcionar ao meu trabalho como vereador os holofotes da opinião pública. Meu objetivo é tão somente mostrar que meu comprometimento é para com a cidade, independente do partido em que eu estiver, da religião que professo ou das minhas convicções pessoais.

Assim, enquanto vereador, dentre muitas solicitações, requerimentos, projetos e outras ações destaco:

  1. Com o objetivo de instruir o jovem e a comunidade em geral, fui o relator do projeto que criou a Semana da Conscientização sobre Prevenção de Gravidez na Adolescência, esperando que o tema seja abordado em um ciclo de palestras realizadas nas escolas de nosso município;
  2. Foi pensando no jovem que requeri do Executivo que realizasse estudos para a implantação do programa Criança do Futuro, levando aulas de cidadania, reforço escolar e ensino profissionalizante para os bairros em uma tentativa de eliminar o tempo ocioso da juventude, evitando sua aproximação com as drogas;
  3. Destaco ainda que durante meu trabalho como vereador procurei o presidente da FIESP, Paulo Skaf, para solicitar que uma unidade do SENAI fosse construída em nosso Município, o que além de gerar empregos, seria uma força a mais para a educação em nossa cidade;
  4. E não só o jovem recebeu minha atenção. Foi minha a sugestão de que se concedesse o Aluguel Social às famílias que viviam em área de risco. Hoje muitas famílias se beneficiam dessa ajuda;
  5. Também defendi que todo munícipe cuja renda seja igual ou inferior a 01 salário mínimo tivesse isenção de pagamento de IPTU;
  6. À turma da terceira idade lutei para que fossem isentados do pagamento da Zona Azul;
  7. Para as mães, em especial aquelas que trabalham, incentivei com que as informações sobre vagas em creche ficassem disponíveis no site da prefeitura 24 horas por dia;
  8. O mesmo site deveria abrigar as informações sobre os remédios fornecidos pela Prefeitura em cada UBS e na Farmácia Popular;
  9. Na área da Saúde desenvolvi um projeto que cria uma UBS Móvel e uma unidade de Saúde especializada no atendimento odontológico de criança e adolescentes, que seria de suma importância para famílias que não desfrutam de uma Unidade Básica de Saúde próxima de suas casas. Ainda na Saúde, mostrei a importância de uma UBS no Jardim Serrano;
  10. Conforme prometido pelo prefeito durante sua Campanha Eleitoral, a Lei da Cidade Limpa deveria ser revisada e fui o primeiro parlamentar a levantar essa bandeira.

Enfim, foram esses e muitos outros requerimentos e projetos que, no curto período de um ano, me dediquei por tirar do papel e levantar uma discussão a respeito. Mas isso ainda é pouco. Ribeirão Pires merece mais, muito mais.

Hoje, posso dizer que estou feliz com tudo o que acontece. É claro que meu coração deseja permanecer na cadeira, mas confio em Deus e sei que o destino de minha vida está em suas mãos.

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, uma nova pessoa deve sentar nesta cadeira. Minha suplente é uma pessoa respeitada, extremamente competente e tenho certeza que dará continuidade aos projetos iniciados naquele gabinete. Darei a ela todo o meu apoio e suporte.

Enquanto isso, o projeto inicial, de buscar uma via mais eficiente de ajudar Ribeirão Pires, será posto em vigor. Não é segredo para ninguém que hoje desfruto de certo prestígio dentro do PSC, fato esse que me coloca como um pré-candidato a deputado federal pelo partido. A adesão de pessoas a esse projeto é grande e, confiando sempre nos méritos de meu Deus, tenho absoluta tranquilidade de que será possível alcançar.

Alguns opositores dizem que o fato de o TRE ter solicitado a abdicação de meu mandato eu me tornaria inelegível de acordo com a Lei Complementar 135/2010, popularmente conhecida como Lei da Ficha Limpa. Neste momento eu declaro, em alto e bom tom, de que mudar de partido como eu fiz não é passível de sanções de inelegibilidade. A Lei da Ficha Limpa não prevê, em qualquer um de seus artigos, critérios que hoje me impeçam de continuar o projeto político sendo um pré-candidato a deputado federal pelo Partido Social Cristão. O que a Lei Eleitoral garante é que ninguém é obrigado a permanecer em um partido que crie embaraços para a permanência de indivíduos, que boicote trabalhos e impeça o livre diálogo em prol de projetos voltados para o desenvolvimento da população.

Por fim declaro que amo a cidade de Ribeirão Pires. Sou muito grato aos eleitores que me colocaram dentro desta Casa de Leis. Sou muito grato pelos meus nobres colegas que muito me ensinaram a respeito das atribuições de um vereador. Minha equipe merece um agradecimento especial por organizar e dar vida ao gabinete;

Evoco as palavras de Ulysses Guimarães, patrono da Democracia no Brasil, quando disse: “A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes”.

A mesma Democracia que me elegeu, hoje me pune por desejar um desenvolvimento mais amplo para a cidade de Ribeirão Pires. Não temo qualquer consequência, desejo apenas que as pessoas continuem a acreditar no sonho de que juntos podemos mudar.

Vivendo sob a égide de um Estado Laico, tenho bem definidas as fronteiras entre o poder político e a religião. Como vereador declaro ter cumprido meu dever com pleno respeito e comprometimento. Como ser humano temente a Deus, expresso minha fé de que o poder de meu Deus me fará entender e crescer mediante essa experiência.

Que possamos nos esforçar por sermos cidadãos exemplares. Essas são minhas palavras que deixo com todos, independentemente de partido, credo, religião ou filosofia política.

Muito Obrigado.”

 

Compartilhe

Comente

Leia também