Amigo secreto é tradição nas festas de final do ano

Muitas vezes, para que todos sejam presentados no Natal, é comum que as famílias realizem o tradicional amigo secreto. A brincadeira não tem uma origem exata, porém se popularizou no Estados Unidos durante o ano de 1929, quando o país passava por uma forte crise e muitos não podiam presentear toda a família.

A família Nunes, de Ribeirão Pires, é adepta da brincadeira

A família Nunes, de Ribeirão Pires, é adepta da brincadeira

Desde o final do ano 2000, a família Nunes se reúne para sortear os papeizinhos do amigo secreto para presentear todos os participantes. Ao longo dos anos, sempre inovando na brincadeira, a família já trocou presentes diversos, como chinelos e chocolates, no entanto, este ano vão fazer diferente, com a promoção do “inimigo secreto” ou “amigo da onça”.

Como o nome já diz, no amigo da onça, não se dá presentes, se faz apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo que ela não goste, ou um presente sem utilidade nenhuma para seu sorteado.

Para a idealizadora da brincadeira, Silvana, o amigo secreto é a forma mais fácil de todos saírem presenteados. “Esse ano a situação não está fácil para ninguém, nós estipulamos um valor que cabe no bolso de todos, e todo mundo acaba ganhando uma lembrancinha”, explica.

Nos últimos tempos, há até mesmo uma ajuda da tecnologia para turbinar a brincadeira, como o site amigosecreto.com.br, que cuida do sorteio online, evitando fatos como o “papelzinho gelado”, quando alguém sorteia outra pessoa que deseja. O site cuida até mesmo da lista de presentes. Seja virtual ou ao vivo, é uma brincadeira saudável e que pode reunir amigos e familiares.

Compartilhe

Comente

Leia também