Amanhã é Dia Mundial da Terceira Idade, mas assistência prestada à pessoa idosa ainda é considerada média

Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Terceira Idade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999.

Dia Mundial da Terceira Idade foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1999

O Brasil possui uma das maiores populações idosas do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000, atualmente o país possui cerca de 14,5 milhões de idosos, o que equivale a 8,6% da população.

No ano passado, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), apresentou o Índice Futuridade, ferramenta que mede a assistência prestada à pessoa idosa em termos de serviços, programas e iniciativas da gestão pública municipal. A composição do índice é formada por três dimensões: Proteção, que mensura ações de proteção social básica e especial realizadas pelos municípios em benefício de idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social; Participação, que trata do envolvimento de pessoas com mais de 60 anos em atividades de lazer, esporte e cultura e da existência ou não de um Conselho Municipal do Idoso, fundamental para a democratização das ações do Estado e da sociedade e o consequente controle social; e Saúde, que analisa as condições de saúde do idoso, baseado na taxa de mortalidade de pessoas entre 60 e 69 anos, considerada como precoce, e sua proporção de óbitos, no total daqueles com 60 anos ou mais.

O Índice Futuridade varia de 0 a 100. Quanto mais próximo de 100 o município estiver, significa que melhor são as condições oferecidas aos idosos, tanto em termos de saúde, quanto de serviços sociais e atividades esportivas e culturais voltadas aos idosos.

Em Rio Grande da Serra, de acordo com o estudo, dos 43.115 habitantes em 2008, 3.027 tinham 60 anos ou mais. Na avaliação dos três eixos – saúde, proteção social e participação -, o índice do município foi de 38,8, classificação considerada média e que ocupou o 490º lugar no ranking.

Em Ribeirão Pires, há dois anos, 11.194, dos 119.996 habitantes, tinham 60 anos ou mais. O Índice Futuridade foi de 41,5, classificação também considerada média, deixando a cidade no 447º lugar.

A Prefeitura ribeirãopirense promove diversas atividades voltadas à terceira idade, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL). Segundo a coordenadora dos trabalhos nessa área, professora Nancy Fonseca dos Santos, atualmente a SEJEL atende 600 idosos em suas ações, que envolvem ginástica, caminhadas, passeios culturais e de lazer, esportes adaptados, torneios esportivos, danças, entre outros.

Para Nancy, a qualidade de vida das pessoas da terceira idade hoje está melhor do que há alguns anos e explica o porquê: “Está melhor porque a área da saúde e esporte está voltada à prevenção de doenças”, fala ela, ressalvando que há um ponto que dificulta que a qualidade de vida seja ainda mais plena. “Falta ânimo em alguns idosos para saírem de casa, encontro problemas nesse aspecto”, finaliza.

Mais informações sobre como participar das atividades oferecidas pela SEJEL, o telefone é 4823-4955.

Compartilhe

Comente

Leia também