Alimentos orgânicos: o caminho para uma melhor qualidade de vida

“Para melhorar sua saúde, procure os alimentos orgânicos”. Esta frase ilustra bem os inúmeros benefícios que estes produtos podem trazer as pessoas, já que são cultivados sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes, respeitando o meio ambiente.

Horta do Kaikan: a favor da alimentação saudável.

Para cultivar é necessário o emprego de compostagem, um tipo de preparação do solo que torna a terra fértil para o plantio. Como resultado, os alimentos colhidos são de alta qualidade.

Alimentos que foram cultivados com a presença de química podem ser a causa de muitas doenças, contaminam o ambiente, poluindo a água, ar, terra, flora e fauna. A agricultura orgânica assegura uma melhor qualidade de vida.

De acordo com dados divulgados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no ano passado, os agrotóxicos encontrados nos alimentos inorgânicos são os maiores responsáveis por provocar intoxicações alimentares, que ocorrem quando as substâncias são utilizadas em excesso nos alimentos.

Em busca de produtos orgânicos, a redação do Jornal Mais Notícias encontrou uma pequena horta localizada no Kaikan (Associação Cultural Nipo Brasileira de Ribeirão Pires), onde são cultivados alface, cebolinha, salsinha, couve e alho japonês.

A horta existe há quatro anos. “A ideia sempre foi bem aceita pela direção. Cuido com todo carinho da plantação, não é muito grande, mas são produtos de qualidade que não possuem nenhum tipo de agrotóxico”, explica Hugo Nozaki.

Segundo o entrevistado existe grande procura: “venho todos os dias, e sempre tem pessoas a procura de alimentos frescos. Muitos costumam lavar aqui mesmo para comer logo”, cometa o entrevistado.

Durante a entrevista, a redação foi surpreendida por uma consumidora, “gosto de vir aqui, e sempre que possível compro, pois, os alimentos são sempre frescos”, afirma Margarida Katatani. O principal benéficio dos produtos orgânicos são os seus nutrientes bem mais concentrados, que tornam o alimento mais saboroso.

 A preocupação com o alimento deve ser tomada até a chegada ao prato, mas deve ser alertado que mesmo sendo classificado como “orgânico” os cuidados que devem ser tomados com a higiene são os mesmos de qualquer outro produto.

Informações – O horário de funcionamento da horta do Kaikan, das 09h às 17h de segunda a sexta. No endereço Rua Primeiro de Maio, 56 – Jardim Itacolomy.

Compartilhe

Comente

Leia também