Alimentos do bem

ABACAXI

Há muito tempo usada como remédio popular para problemas intestinais e prisão de ventre, esta fruta tropical é famosa por conter enzimas antiinflamatórias e nutrientes que ajudam a reforçar a imunidade e a saúde dos ossos.

O que você encontra na fruta:

Ácido ferúlico – O abacaxi é uma boa fonte desse fitoquímico que ajuda a prevenir a formação de substâncias causadoras do câncer.

Bromelina – Esta enzima antiinflamatória encontrada em quantidade no abacaxi pode ajudar a controlar o inchaço e a inflamação dos tecidos relacionados a bronquite, tosse, osteoporose, artrite reumatóide, varizes, entorses e distensões. Alguns estudos sugerem que a propriedade antiinflamatória da bromelina atue na redução de coágulos sanguíneos, o que, por sua vez, diminui o risco de derrames cerebrais e infartos.

Esteróis vegetais – Compostos que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Fibras solúveis – O abacaxi é rico em goma e pectina, que possuem propriedades que reduzem os níveis de colesterol, além de promover o bom funcionamento do intestino. (Uma xícara de abacaxi fresco contém 0,2 g de fibra solúvel).

Manganês – Uma xícara de abacaxi contém 2,6 g de manganês, em torno de 128% da dose diária recomendada desse mineral importante para os ossos.

Vitamina C – O abacaxi fresco é uma boa fonte (24 mg por xícara) de vitamina C, que pode reforçar a imunidade e a capacidade de cicatrização. Ele também previne doenças e complicações graves nos olhos.

Benefícios – Para preservar o conteúdo da vitamina C, coma o abacaxi cru. A pectina, uma fibra solúvel, torna-se disponível quando o abacaxi é cozido. Algumas pesquisas constataram que a bromelina pode prevenir a diarréia ao combater a E.coli, uma das bactérias responsáveis pela doença. Os cientistas acreditam que a bromelina pode deslocar a E.coli dos receptores nas paredes intestinais.

Compartilhe

Comente

Leia também