Alimentos do bem – Banana

Está ansioso? Coma uma banana. A fruta contém vitamina B6 e pequenas quantidades de triptofano, substâncias que relaxam a mente. A banana também pode prevenir doenças cardíacas, AVC (derrame cerebral) e alguns problemas gastrointestinais.

Banana pode prevenir doenças cardíacas, AVC e alguns problemas gastrointestinais

O que você encontra

Pectina – Além de ajudar a manter o coração saudável, esse tipo de fibra solúvel é útil no controle da diarreia.

Potássio – Um mineral extremamente benéfico, o potássio exerce um papel importante na redução da pressão arterial e na prevenção do AVC. Uma banana contém 476 mg de potássio, ou 16% da dose diária recomendada.

Triptofano – Aminoácido que estimula a produção de serotonina, um transmissor neural que tem efeito calmante no organismo. O triptofano pode ajudar a aliviar a depressão, a ansiedade e a insônia. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos, como massas, arroz e feijão, também ajuda na absorção de triptofano.

Vitamina B6 – Vitamina que facilita a comunicação entre os músculos e os nervos. Também ajuda na produção de hemácias. E atenção, mulheres: pode prevenir a irritabilidade associada à tensão pré-menstrual, a famosa TPM. A banana é uma  importante fonte de vitamina B6 – uma única banana contém 0,7 mg de B6, o que representa 34% da dose diária recomendada.

Ampliando os benefícios – Ao cozinhar os alimentos, boa parte da quantidade de vitamina B6 é perdida, por isso, é melhor ingerir a banana crua. Mas, se você estiver em busca de mais pectina, é melhor cozinhá-la porque, assim, essa fibra solúvel é mais bem aproveitada.

Estudo – Estudos sugerem que as moléculas de açúcar das bananas, chamadas de fruto-oligossacarídeos, promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, que ajudam a reduzir as toxinas produzidas pela flora no cólon intestinal e a melhorar a absorção dos nutrientes.

Compartilhe

Comente

Leia também