Alimentos do bem

Nesta sexta-feira, dia 05, celebra-se o Dia Nacional da Prevenção contra Doenças do Coração, portanto, hoje, nesta seção, trazemos um alimento que possui várias substâncias benéficas à saúde, inclusive para esse órgão: o azeite de oliva, sendo o de primeira qualidade o extra-virgem.

O azeite de oliva possui várias substâncias benéficas à saúde

Esse tipo de óleo pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada. O fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Vale ressaltar que o azeite não deve ser aquecido, para que a boa gordura não se transforme em saturada. Tomar uma colher (sopa) de azeite virgem, puro e de boa qualidade, em jejum, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.

Outro fator importante para a saúde é que o óleo de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, os quais reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde, pois são responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas, tendo como exemplo o câncer. Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo têm vida saudável com baixo nível de infarto e câncer por serem os maiores consumidores do óleo de oliva e outras substâncias de uma dieta saudável, com peixe e verduras.

O azeite de oliva melhora ainda o funcionamento do estômago, do pâncreas, do sistema hepato-biliar e dos intestinos. Ele estimula a produção de suco hepático, ajudando no esvaziamento gástrico e facilitando a absorção intestinal de vitaminas lipossolúveis e alguns minerais.
Ele também contém oleocanthal, composto que combate inflamações e alivia vários tipos de dor.

Especialistas sugerem que em caso de diabetes, o azeite deve ser incluído na dieta diária, pois ele melhora a resistência à insulina e, por isso, equilibra a taxa glicose no sangue.

Ainda de acordo com os estudiosos, o consumo de 100ml de azeite por semana pode reduzir bastante os riscos de degeneração macular, uma doença grave que atinge os olhos e prejudica a visão.

Compartilhe

Comente

Leia também