Além do Mais – 10/12/2015

Perguntar não ofende

Há alguns meses, sob a alegação de “violação de privacidade”, a Prefeitura de Ribeirão Pires foi alvo de severas críticas de alguns membros da alta casta da cidade (vocalizadas pelo jornal pertencente ao ex-vice prefeito Dedé da Folha) por implantar o Cicageo, sistema que mostrava os dados de proprietários de imóveis da cidade. O contrato com a empresa que o fornecia acabou e o site saiu do ar. Ontem, a Prefeitura de São Paulo, para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, lançou o GeoSampa, um site similar.

Perguntar não ofende II

Segundo dados da Transparência Internacional e do Banco Mundial, 70% dos casos de grande corrupção no mundo se utilizam de contas bancárias anônimas, empresas de fachada, trusts e imóveis em nome de laranjas. Ou seja: abrir os dados do cadastro imobiliário dificulta a corrupção, algo que serve muito bem a Boston, Londres, Miami e São Francisco – e, obviamente, servia a Ribeirão Pires. Como perguntar não ofende, vamos lá: brigar para tirar o Cicageo do ar seria por privacidade, ou medo de que algo “suspeito” fosse descoberto?

Todos querem o Zé

Após anos de reinado na Quarta Divisão, o vereador Zé Nelson está em busca de novos ares em 2016. E convites não faltam. O primeiro flerte veio do PPS, que acenou com uma possível candidatura até mesmo a prefeito (o que o tiraria do PSD). Mas agora, novos horizontes se abriram. Ele pode ficar na sua atual legenda que, de acordo com felpudas raposas do Paço, está muito perto de ingressar no atual governo com direito a assumir a Secretaria de Saúde. Há quem diga que a oferta é alta a ponto de colocá-lo como vice da chapa governista – e isso estaria fazendo seu sorriso abrir. Vai que não sobra algo maior, não é mesmo?

Um entra e outro sai

O nome da Saúde seria o de Gerson Constantino, atualmente secretário do Meio Ambiente de Rio Grande da Serra. O problema desta composição é que poderia causar um desfalque no chamado núcleo duro do governo, com a saída de Koiti Takaki. Explica-se: na eleição passada, após participar da implantação da legenda na cidade como base de apoio de Saulo, houve uma mudança de rumos que levou o PSD a vice na chapa do PT, encabeçada por Maria Inês. Fiel àquele que seria o vencedor do pleito, ele se desligou da legenda. Mas a mágoa, pelo visto, ficou.

Pesquisa na rua

No último final de semana, uma pesquisa eleitoral passou nas residências de Ribeirão Pires. Além das perguntas de praxe sobre a opinião a respeito da gestão do atual prefeito, Saulo Benevides, nos mais diversos setores, também foi analisada a intenção de votos entre Rosi, Kiko, Renato Foresto, Charles D’Orto, Dedé, Luiz Carlos Grecco e o próprio Saulo. Os resultados não vieram à tona mas, dizem por aí que um destes nomes superou a marca dos dois dígitos com boa margem. Uma dica: tem a ficha limpa e se candidata pela primeira vez à máxima cadeira da cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também