Adoçando a boca e o dia a dia

Começa hoje o evento mais tradicional de Ribeirão Pires: o Festival do Chocolate. Guloseimas das mais variadas e grandes shows, mas de um ano para cá, muitos que não perdiam um dia de festa vão apenas em alguns dias, ou não vão mais, tudo porque, desde 2009, o evento não tem mais entrada gratuita. A cobrança de ingresso tem dois pesos e duas medidas: muitos não acham justo cobrar algo que por anos foi gratuito; outros aprovam, já que isso limita a quantidade de pessoas, evitando tumultos, tornado assim, a festa mais confortável. Tem também a questão do valor do ingresso: R$ 20,00 este ano. Está certo que um show da cantora Claudia Leitte, por exemplo, que abrirá o Festival, raramente será encontrado a este valor, porém a quantia que parece pequena, não está acessível a muita gente.

Mas nem todo mundo tem interesse em assistir as apresentações musicais. Muitos dizem que o Festival poderia adotar a seguinte fórmula: permitir a gratuidade para aqueles que desejam apenas passear pela festa com a família e degustar os pratos oferecidos pelas dezenas de quiosques, e cobrar entrada somente para o show; aí quem quisesse assistir ao espetáculo, pagava por ele. Uma sugestão que pode ser estudada para as próximas edições. Atenderia a todos: quem quer dar um passeio e provar as delícias da festa e quem quer ver os artistas.

A cobrança de ingresso, segundo os organizadores do evento, veio para dar autossustentabilidade ao mesmo. Esse fato é realmente positivo para a cidade e melhor ainda para o contribuinte, afinal de contas, é menos dinheiro público gasto em festividades. Não que esse tipo de investimento não seja importante, uma vez que grandes acontecimentos, além de trazer lazer aos moradores do local, abrem também as portas para pessoas de outros lugares e com isso movimenta a economia da cidade, mas há muitas outras áreas que precisam de uma verba extra, como Saúde e Segurança, só para falar das mais prioritárias.

Que o dinheiro poupado com a não gratuidade do evento seja investido em diversas melhorias para a cidade, como pavimentação e manutenção de ruas e tudo o mais que puder ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no município e atrair ainda mais turistas para essa e outras festas ou que queiram passar por aqui um dia qualquer mesmo. Assim, o Festival do Chocolate adoça não só a boca, mas também o dia a dia da população e por muito mais do que três semanas.

Compartilhe

Comente

Leia também