Acne

A acne vulgar é uma das dermatoses mais frequentes. As lesões surgem na puberdade em quase todos os jovens, de ambos os sexos. Em alguns são mínimas, em outros as lesões tornam-se mais evidentes , perturbando  a qualidade de vida durante a adolescência e desencadeando ou agravando problemas emocionais . Na ausência de tratamento adequado, persiste em geral até o final da adolescência e eventualmente, se mantêm durante muitos anos. Por tratamentos inadequados, deixa cicatrizes inestéticas e indesejáveis. Fatores emocionais podem atuar como agravantes da acne. No período menstrual pode ocorrer também um agravamento da acne.

No período menstrual pode ocorrer também um agravamento da acne

Em relação a alimentos, existe o conceito, de que alguns alimentos agravariam a acne, por exemplo: chocolates e alimentos gordurosos, mas esse conceito na realidade é raramente observado na evolução da acne.

A acne é classificada como não inflamatória (quando apresenta somente comedões ou “cravos”) e inflamatória (quando apresenta os “cravos” e “espinhas”). A acne pode ser mais leve (grau I) e atingir até o grau V que é a forma mais grave.

O tratamento da acne depende do grau que ela se encontra.

Nos casos mais leves usamos sabões e loções desengordurantes e cremes ou géis tópicos com ou sem antibióticos, dependendo do caso.

Nos casos mais graves, além dos sabões, loções, medicamentos tópicos, usamos medicações sistêmicas com antibióticos ou derivados do retinol (Isotretinoina). O importante sempre é procurar um dermatologista para analisar realmente o grau certo de sua acne e orientá-lo adequadamente.

No verão temos o agravamento do quadro da acne, caracterizando-se estas lesões por papulas-pústulas, com poucos comedões e atinge face, dorso,ombros e pescoço. Prurido discreto ou moderado. O aparecimento desta acne de verão pode ser devido ao edema do orifício folicular pela sudorese excessiva, com inflamação subsequente. Entretanto o uso de cremes ou pomadas fotoprotetoras é talvez o fator mais importante na piora da acne, por tais produtos serem muitas vezes oleosos.O tratamento é com sabonete antiacne  e loções de antibióticos.

Deve-se utilizar de fotoprotetores (protetor solar) sempre livres de óleo (loções, fluidos, géis) e jamais “espremerem” as lesões, pois estas posteriormente deixarão marcas que poderão ser permanentes.

Dra. Marcia Glória de Albuquerque – CRM 79.578

Dermatologia

Hospital Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também