Ação conjunta contra as drogas

Na terça e quarta-feira (23 e 24), 1.200 alunos do 4º e 5º ano do município de Ribeirão Pires foram diplomados pela participação no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), uma ação de prevenção desenvolvida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Durante quatro meses, policiais especialmente treinados mostraram às crianças o quanto é importante ter autocontrole e resistência às pressões daqueles que se dizem amigos e incentivam o uso de drogas, como se isso fosse o passaporte para fazer parte de um grupo seleto, sem caretice. Esses conhecimentos transmitidos pelos policiais nesse período são preciosos e serão levados pelos estudantes para a vida inteira. Porém, para que esse louvável programa tenha êxito completo, não basta só o empenho dos policias que atuam nessa nobre missão. A ação contra as drogas, que está cada  dia mais tomando posse de nossos jovens, deve ser conjunta, e aí, entra uma participação de fundamental importância: a família. Os filhos devem ter a certeza de que os melhores amigos que podem existir são os pais. Muitas vezes, certos assuntos são tabus dentro de casa, não há liberdade de conversa, ou então até há, mas quando o filho quer falar alguma coisa, a mãe está ocupada demais com a novela e o pai só tem olhos e ouvidos para o futebol. E é nessa hora que muitos vão procurar um diálogo na rua, e encontram ombros nada amigos. Esclarecimento sobre o mal que as drogas causam tem de sobra, mas nada substitui o apoio familiar.

Polícia, escola, família; todos fazendo valer a sábia frase do filósofo grego Pitágoras: “Eduquem-se os meninos, e não será preciso castigar os homens”.

Compartilhe

Comente

Leia também