ABC ganha Centro de Gerenciamento de Emergências

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou, na última sexta-feira (8), o Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), a primeira unidade regional do gênero no País. (Como adiantou o Mais Noticias com exclusividade na edição anterior). Instalado na sede da entidade regional, o CGE passa a realizar o monitoramento das condições meteorológicas na região, fornecendo com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas, proporcionando integração, agilidade e eficácia às ações das equipes de Defesa Civil da região.

CGE ABC monitora as condições meteorológicas na região

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ressaltou que o nível de aprimoramento e refinamento das informações apuradas e transmitidas pela unidade vai contribuir para o trabalho realizado pelos seis municípios consorciados. “Quanto mais informação, menos risco. Além de ser medida importante e inovadora, o CGE é a prova de que a integração, por meio de ações conjuntas e regionais influencia positivamente na vida das pessoas”, afirmou.

O presidente do Consórcio afirmou ainda que, mesmo diante de orçamento mais enxuto neste ano, a entidade regional tem entregado produtos e serviços à população. “Todas as nossas decisões têm que ter o amparo de todos os prefeitos. Mesmo depois de reduzirmos o orçamento pela metade estamos apresentando pacote de ações reais.” A inauguração do CGE ABC é a concretização do trabalho de quase um ano do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos.

Para Fabio Palacio, secretário executivo do Consórcio, a integração das cidades foi o grande desafio desse projeto. “Tivemos que entender os protocolos de atendimentos de cada uma delas e fazer com que todas começassem a atuar da mesma maneira. Como resultado, conseguimos fazer a interpretação dos dados e agora podemos disponibilizar essa informação às Defesas Civis dos municípios de forma muito mais eficiente.”

O CGE é operado pela empresa Squitter Meteorologia e Hidrologia, responsável também pelos CGEs das cidades do Rio de Janeiro e Blumenau e pelos técnicos das Defesas Civis municipais. Com a instalação da unidade, os municípios consorciados passam a contar com um meteorologista dedicado a estudar os fenômenos meteorológicos da região, além dos dados pluviométricos e das estações meteorológicas locais.

Representante da Squitter, o meteorologista Caio Souza ressaltou que o CGE ABC é iniciativa de vanguarda, justamente pelo fato de a região ser a primeira do País a desenvolver algo do gênero por meio de consórcio de cidades. “Todos nós sabemos que, no Grande ABC, o que acontece em um município influencia diretamente a cidade vizinha. Por isso, o CGE tem a missão de integrar todos os dados das cidades, com informações em tempo real do que acontece em cada ponto de monitoramento e análises sobre o que isso pode acarretar nos pontos vizinhos. De todas as experiências que já tivemos de implementação, o Grande ABC é o que começou com o nível mais alto de integração de dados”, finalizou.

Compartilhe

Comente

Leia também