Abandono: um velho problema de difícil solução!

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

Os benefícios da presença de um animal de estimação em casa não se restringem às alegrias que ele proporciona a toda a família. Esta convivência também pode contribuir, além do bem-estar psicológico, na prevenção e no auxílio ao tratamento de várias patologias. Então, qual será o motivo que leva os donos de animais a abandoná-los na rua como se fossem objetos de descarte? Falta de tempo para se dedicar, falta de dinheiro para cuidar da saúde do animal ou para comprar ração de boa qualidade? Não, não são esses fatores que fazem com que o abandono cresça cada vez mais e sim a falta de responsabilidade e de conscientização da importância da interação sadia entre os seres humanos e animais, a fim de garantir a saúde e a segurança pública, a preservação do meio ambiente e o resguardo da ordem social.

Ao se decidir ter um animal é preciso saber que se trata de um compromisso para um longo período de tempo – dez anos ou mais -, pois o animal é dependente do dono, e precisa de alimentação e água fresca, atenção, passeios diários e consultas periódicas com o veterinário.  É comum o abandono de animais por qualquer motivo, mas é preciso divulgar que este ato é crime previsto na Lei Federal 9.605/98 artigo 32.

O abandono de cães nas ruas aumenta o risco de acidentes de trânsito, aparecimento de doenças, risco de mordeduras, além do sofrimento aos próprios animais que, muitas vezes, acabam vítimas de maus tratos

O abandono de cães nas ruas aumenta o risco de acidentes de trânsito, aparecimento de doenças (zoonoses), risco de mordeduras, além do sofrimento aos próprios animais que, muitas vezes, acabam vítimas de maus tratos.

Com isto, os abrigos para animais e os CCZ´s acabam lotados, sem conseguir absorver toda a demanda existente. Como exemplo, cito o CCZ de Ribeirão Pires, onde há cerca de 30 cães à espera de adoção. São animais castrados, tosados e saudáveis que precisam de um lar com pessoas que irão exercer a guarda responsável, as quais estão convidadas a conhecer o local e os cães que ali estão abrigados.

Agradeço o apoio voluntário da “Veterinária Ribeirão” através do Dr. José Alberto e Dra. Kelly nas castrações destes animais, bem como de Rafael Figueiredo da “Banho e Tosa Ribeirão”, que propicia banhos e tosas aos cães do CCZ.

Cães para adoção

Os cães que aparecem na foto, os quais nomeamos carinhosamente de “Maria Cecília e Rodolfo”, estão no CCZ à espera de um lar. O casal é adulto, porém de pequeno porte. Eles esperam por você!

Compartilhe

Comente

Leia também