A disseminação do “lixo virtual”

É inacreditável o número de compartilhamentos que vemos hoje em dia nas redes sociais. São inúmeras fotografias com mensagens de amor, paz, carinho, mas também existem os compartilhamentos do “lixo virtual”, onde pessoas públicas são atacadas, xingadas e difamadas. Na maioria das vezes, ataques políticos são os mais compartilhados; o Governo Petista, da Presidente Dilma Rousseff tem sido alvo constante dos ataques que muitas vezes são falsos, republicados por aqueles que são membros de partidos adversários e também por aqueles que não buscam apurar e pelo simples fato de não gostar da atual Administração do Brasil, curtem e compartilham sem ao menos se dar conta do mal que podem causar.

Recentemente a vítima foi o prefeito Saulo Benevides, onde em uma página criada para discutir política e tentar encontrar as melhores formas de solucionar os problemas de Ribeirão Pires, um “membro do grupo”, publicou que o prefeito havia passado mal e com detalhes caluniosos atacou também a família de Saulo, difamando para mais de cinco mil outros membros sua esposa.

Os resultados alcançados com essa publicação renderam inúmeros comentários não só nas redes sociais, mas também pela cidade, saindo no mundo virtual e chegando a render boatos ainda mais fantasiosos a respeito da vida particular do Chefe do Executivo. Entenda que este editorial não está aqui defendendo o Prefeito Saulo Benevides e seu governo, muito menos indo contra a liberdade de expressão que as redes sociais proporcionaram, mas como profissionais da Comunicação, responsáveis por informar milhares de cidadãos, prezamos pela verdade bem apurada e difundida de forma correta, onde aquilo que se lê, tenha sido pesquisado e de forma cautelosa, redigido. Portanto, um apelo feito recentemente nas próprias redes sociais, pelo cantor e compositor Arnaldo Antunes, vale para todos, “Não acreditem em tudo que leem”, e fazemos um adendo, antes disso procure saber os fatos que rodeiam essa “verdade” e se permita investigar se alguém teria interesse em publicar algo apenas para causar um desconforto geral. Também é seu papel prezar pelo correto.

Compartilhe

Comente

Leia também