Além do Mais – 10/03/2016

Banho Maria

A tão esperada “janela de transferências partidárias” até agora fez menos estragos do que o esperado entre as legendas. Em Ribeirão Pires, por exemplo, nenhum dos vereadores oficializou a troca de partido – os mais perto disso são Rubão, atualmente no PMDB e Gabriel Eid Roncon, no PR. Entre os outros, há nomes como Banha e Gê do Aliança que ainda estão na fase de estudos. Mas, como a janela se fecha na próxima sexta, a temperatura deve aumentar e, enfim, levantar a fervura.

Xadrez político

Por trás das cortinas, há uma questão estratégica: enfraquecer o adversário retirando eventuais puxadores de voto da chapa de vereadores. Por isso, a grande expectativa sobre os eventuais estragos que esse jogo possa trazer. Um nome de peso tirado do rival pode significar preciosos votos que, lá na frente, podem fazer a diferença.

 Subindo

Época pré-eleitoral também é época de pesquisa eleitoral. Um dos grupos que visam a prefeitura de Ribeirão Pires realizou uma delas e, de acordo com o agente do SAI (Serviço de Informações Anônimas), o nome do pré-candidato Luiz Carlos Grecco (PRB) está ganhando força e já aparece com dois dígitos, em segundo lugar, muito perto de Kiko Teixeira (PSB), que liderou as “pré-intenções” de voto neste levantamento. Independente disso, uma coisa é certa: as eleições só serão decididas no último minuto.

 Que tal uma melhoradinha?

A Prefeitura de Ribeirão Pires abriu concurso público com vagas inclusive para cargos raramente oferecidos, como os de jornalista. A questão é que os vencimentos, de R$ 1.962 para 8 horas de trabalho, abaixo do piso da categoria, que é de R$ 2.055 para 5 horas. Nos próximos dias, o sindicato da categoria deve questionar a Prefeitura sobre o fato.

Creme ou pistache?

Um novo “jabuti”, ou “projeto três em um” enviado pelo Paço à Câmara em regime de urgência gerou intenso debate. O documento, além de criar novos cargos, estabelecia aumento salarial aos motoristas e também ao procurador-geral e ao procurador-chefe. Insatisfeito com o fato, o vereador Gabriel Eid Roncon fez uma comparação singular (e nada saborosa, diga-se de passagem): “parece que estamos pedindo um sorvete de chocolate e nos entregam dois de jiló”.

Aqui não!

O presidente estadual do PMB, Jaime Fusco, em evento de lançamento da pré-candidatura de Leonice Moura, garantiu que ela irá para a disputa até o fim. Sem papas na língua, deu uma mostra de como funcionam os bastidores da política e as negociações de bastidores que, não raro, tiram muitos da disputa: “ninguém chegou no partido e ganhou legenda com uma mala de dinheiro. Se a Leo é pré-candidata, é porque não tenho acordo com ninguém”.

Compartilhe

Comente

Leia também