Saúde mental da rede municipal de Ribeirão Pires recebe investimentos

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires está investindo em melhorias estruturais e de atendimento do setor de Saúde Mental do Município. Os primeiros pacientes contemplados com a modernização do sistema e os investimentos foram os moradores das Residências Terapêuticas. Das oito casas, cinco (localizadas nas ruas das Flores e Tranquila) já foram reformadas. Tais unidades ganharam novas instalações elétricas, hidráulicas, além de reparos estruturais e pintura.
Segundo a SSH as demais Residências Terapêuticas receberão as intervenções e todas as casas ganharão novo mobiliário. Atualmente as unidades atendem cerca de 50 pacientes com transtornos mentais graves, a maior parte deles não possui vínculos familiares e são ex-pacientes da Casa de Repouso Santa Luzia, fechada em 2002 com o surgimento das novas políticas de saúde mental.

 

 

Melhorias beneficiam pacientes dos CAPS, Ambulatório de Saúde Mental e das Residências Terapêuticas

Melhorias beneficiam pacientes dos CAPS, Ambulatório de Saúde Mental e das Residências Terapêuticas

 
Para Koiti Takaki, secretário da SSH, “as intervenções nessas unidades garantem mais conforto e qualidade de vida a esses pacientes, atendendo às metas estipuladas pelo prefeito Saulo (Benevides), além de assegurar melhores condições para o trabalho das equipes da saúde mental”. Segundo o secretário, os investimentos estruturais são necessários e contemplam também unidades de outros setores da saúde, como a Atenção Básica e o atendimento de urgência e emergência.
Outras etapas – Três CAPS (Centros de Apoio Psicossociais) serão construídos com recursos do Governo Federal, que substituirão os que existem atualmente (CAPS I, CAPS II e CAPS AD) e funcionam em imóveis alugados. Os projetos de construção estão em análise pela União.
Em agosto deste ano a Prefeitura transferiu as instalações do Ambulatório de Saúde Mental para o Centro da cidade. A unidade atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para especialidade de psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional. Aproximadamente 700 pacientes são atendidos por mês no local.
A Farmácia de Psicotrópicos, medicamentos controlados receitados a pacientes da rede municipal ou por médicos da rede particular, também mudou de endereço neste ano. A Farmácia passou a funcionar dentro do CAPS 2, localizado à Rua Afonso Zampol, 41 – Centro.
Além dos investimentos estruturais, a SSH também promove a valorização e qualificação das equipes da rede. Em junho deste ano, profissionais da Saúde Mental, desde equipes de limpeza, de enfermagem, oficineiros dos CAPs, médicos e coordenadores, participaram de grupos de debate sobre ações no setor, no evento “Mutirão: Refletindo sobre as práticas clínicas”. No total, mais de 60 funcionários trocaram experiências e conhecimento nos debates sobre questões relacionadas à saúde mental.

Compartilhe

Comente

Leia também