30 de setembro: Dia da Secretária

Vida de secretária não é fácil. Ela sofre pressão diariamente, tem que ser organizada em seu trabalho, organizar a vida do chefe e ainda precisa estar a frente da agenda de qualquer executivo. Se ela falhar, a empresa toda sofre. Assim, dada sua grande responsabilidade, o dia 30 de setembro foi escolhido para homenagear essa profissional. Como o Mais Notícias reconhece o trabalho dedicado das secretárias, selecionamos esse espaço para conversar com uma das mais importantes secretárias de Ribeirão Pires, a Sonia Monteggia, secretária do prefeito. Confira a entrevista:

Sonia, secretária do prefeito, comenta o dia a dia de sua profissão

Mais Notícias – Como é o dia a dia de uma secretária?

Sonia – O dia começa com a administração eficaz do tempo, pois existem inúmeras tarefas a serem executadas, como por exemplo, planejar, organizar e executar atividades secretariais específicas; controle da agenda dos compromissos assumidos;  redigir textos profissionais, inclusive em idiomas estrangeiros, quando necessário; organizar arquivos ; coordenar o trâmite de documentos, correspondências e acesso de pessoas dentro da organização; organizar eventos dentro de regras protocolares (cerimonial) e de etiqueta social.

Mais Notícias – Como agradar o patrão quando esse é exigente demais?

Sonia – Temos que buscar a oportunidade de crescimento em qualquer situação. Muitas vezes o “ser exigente demais” é uma forma de aprimoramento para nós mesmos. Chefes que confiam em seus profissionais jamais vão negar a estes a chance de assumirem novos desafios. Podemos conquistar essa confiança desenvolvendo um bom trabalho.

Mais Notícias – Quais os atributos ou qualidades que uma pessoa precisa ter para ser uma boa secretária? Cursos de secretariado ainda são úteis?

Sonia – A formação acadêmica é sem dúvida muito importante, mas não é tudo. Hoje as empresas buscam profissionais que tenham o perfil inovador, criativo. Profissionais que saibam colocar em prática ideias que possam contribuir para o sucesso da atividade e também em seu próprio trabalho. A administração, planejamento e organização são conceitos que a secretária executiva precisa dominar. Ela é o elo entre a empresa e seus clientes internos e externos, com a incumbência de coordenar as informações administrativas, relacionamentos e conflitos, ou seja, a profissional Secretária trabalha para a organização e não somente para o executivo.

Mais Notícias – E no seu caso, como é ser secretária de um prefeito? Muita pressão?

Sonia – Eu diria que é uma experiência profissional enriquecedora e desafiadora. Uma certa pressão as vezes acontece, como em qualquer setor profissional, mas o desejo de executar um ótimo trabalho e poder contribuir para o sucesso desta Gestão, supera esses momentos.

Mais Notícias – Há quanto tempo você exerce essa função? Pensa em fazer outra atividade profissional?

Sonia – Estou na área de Secretariado aproximadamente há 20 anos. A maior parte deste tempo em empresa privada. No serviço público, mais recentemente. Eu gosto do que faço, por isso, não me vejo por enquanto em outra área profissional.

Compartilhe