30 de setembro: Dia da Secretária

Vida de secretária não é fácil. Ela sofre pressão diariamente, tem que ser organizada em seu trabalho, organizar a vida do chefe e ainda precisa estar a frente da agenda de qualquer executivo. Se ela falhar, a empresa toda sofre. Assim, dada sua grande responsabilidade, o dia 30 de setembro foi escolhido para homenagear essa profissional. Como o Mais Notícias reconhece o trabalho dedicado das secretárias, selecionamos esse espaço para conversar com uma das mais importantes secretárias de Ribeirão Pires, a Sonia Monteggia, secretária do prefeito. Confira a entrevista:

Sonia, secretária do prefeito, comenta o dia a dia de sua profissão

Mais Notícias – Como é o dia a dia de uma secretária?

Sonia – O dia começa com a administração eficaz do tempo, pois existem inúmeras tarefas a serem executadas, como por exemplo, planejar, organizar e executar atividades secretariais específicas; controle da agenda dos compromissos assumidos;  redigir textos profissionais, inclusive em idiomas estrangeiros, quando necessário; organizar arquivos ; coordenar o trâmite de documentos, correspondências e acesso de pessoas dentro da organização; organizar eventos dentro de regras protocolares (cerimonial) e de etiqueta social.

Mais Notícias – Como agradar o patrão quando esse é exigente demais?

Sonia – Temos que buscar a oportunidade de crescimento em qualquer situação. Muitas vezes o “ser exigente demais” é uma forma de aprimoramento para nós mesmos. Chefes que confiam em seus profissionais jamais vão negar a estes a chance de assumirem novos desafios. Podemos conquistar essa confiança desenvolvendo um bom trabalho.

Mais Notícias – Quais os atributos ou qualidades que uma pessoa precisa ter para ser uma boa secretária? Cursos de secretariado ainda são úteis?

Sonia – A formação acadêmica é sem dúvida muito importante, mas não é tudo. Hoje as empresas buscam profissionais que tenham o perfil inovador, criativo. Profissionais que saibam colocar em prática ideias que possam contribuir para o sucesso da atividade e também em seu próprio trabalho. A administração, planejamento e organização são conceitos que a secretária executiva precisa dominar. Ela é o elo entre a empresa e seus clientes internos e externos, com a incumbência de coordenar as informações administrativas, relacionamentos e conflitos, ou seja, a profissional Secretária trabalha para a organização e não somente para o executivo.

Mais Notícias – E no seu caso, como é ser secretária de um prefeito? Muita pressão?

Sonia – Eu diria que é uma experiência profissional enriquecedora e desafiadora. Uma certa pressão as vezes acontece, como em qualquer setor profissional, mas o desejo de executar um ótimo trabalho e poder contribuir para o sucesso desta Gestão, supera esses momentos.

Mais Notícias – Há quanto tempo você exerce essa função? Pensa em fazer outra atividade profissional?

Sonia – Estou na área de Secretariado aproximadamente há 20 anos. A maior parte deste tempo em empresa privada. No serviço público, mais recentemente. Eu gosto do que faço, por isso, não me vejo por enquanto em outra área profissional.

Compartilhe

Comente

Leia também