Você esta deprimido? Está sem prazer para realizar a maioria das atividades? Seu peso mudou? Está sem sono ou com muito sono? Tem dificuldade de concentração? Se você respondeu sim para as perguntas a cima, cuidado: você pode estar com depressão.

A depressão afeta de 15% a 20% das mulheres

Kátia Costa, psicóloga e psicanalista do Consultório de psicologia Joanna de Angelis, explica que a depressão é um fenômeno complexo e multifatorial e é o grande mal do século XXI. “Francisco Cajazeiras (médico e escritor) define a depressão como reflexo da sociedade atual aflita e desesperada, desesperançada, exausta de fracassos e desencontros, orgulhosa e frágil em sua pretensa superioridade”, exemplifica Kátia.

A psicóloga explica também, que a depressão é uma doença oculta e silenciosa, repleta de estigmas e preconceitos. “Isso dificulta o diagnóstico, mas na realidade, muitas vezes é pior que uma doença física”, diz a especialista.

Como pode acontecer com qualquer um, é importante atentar para os sintomas. Kátia lista alguns: tristeza; melancolia; choro fácil e/ou frequente; perda do sentido da vida; apatia/indiferença; sentimento de tédio e aborrecimento crônico; irritabilidade aumentada; angústia/ansiedade; desespero; desesperança; fadiga; cansaço fácil e constante; desânimo e insônia ou hipersonia. Além de perda ou aumento de apetite; palidez; redução da libido; diminuição da resposta sexual; anedonia (perda da capacidade de sentir prazer); déficit de atenção; concentração e de memória; dificuldade de tomar decisões e sentimento  de  baixa auto-estima. Também é comum detectar em pacientes depressivos: sentimento de insuficiência / incapacidade; sentimento de vergonha/ autodepreciação; idéias de arrependimento e culpa; pessimismo; ruminações com mágoas antigas; visão de mundo entediante; idéias de morte; desejo de desaparecer; dormir para sempre e planos suicidas.

A psicóloga também passa alguns dados interessantes sobre a doença. A depressão afeta de 15%  a  20% das mulheres e 5%  a  10%  dos  homens, cerca de 2/3 das pessoas não fazem tratamento. Com tratamento correto, de 70%  a  90%  recuperam-se e estima-se que em 2020, 10 doenças levarão ao afastamento do trabalho, 5  delas serão psíquicas e em primeiro lugar estará a depressão.

Se depois de ler esta reportagem você acreditou estar sofrendo desta doença ou tem ciência de alguém que provavelmente esteja depressivo, é importante buscar ajuda, e assim, evitar problemas maiores e irreversíveis. Para diagnóstico e ajuda, é preciso entrar em contato com um especialista. O Consultório de Psicologia Joanna de Angelis fica na Rua Colina, 40 no Centro de Ribeirão Pires. Contatos e agendamento pelo telefone 11 4822-2157 e 11 9396-3656

Compartilhe

Comente

Leia também