2011 será o Ano Internacional das Florestas

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

As florestas garantem de forma direta a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre

Sob o tema Florestas para o Povo, a iniciativa inclui a promoção de ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do globo. Além disso, busca mostrar à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo. Elas garantem de forma direta a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Só em 2004, o comércio mundial de produtos florestais movimentou US$ 327 bilhões, segundo o programa da ONU.
Para mais informações sobre os eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial (http://www.un.org/en/events/iyof2011/) da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.

*Com informações do Pnuma

Compartilhe

Comente

Leia também