2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres levanta discussão sobre gêneros

Sexta-feira e sábado, dia 26 e 27 de agosto, aconteceu a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, promovida pela Secretaria Municipal de Política Comunitária e Institucional e de Promoção Social. O objetivo do encontro foi o de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade, por meio do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

Dulce Xavier discorreu sobre a importância de políticas de gênero

O secretário de Promoção Social, Eduardo Nogueira, destacou a importância do evento. “Essa conferência promoveu o avanço para tudo referente à mulher. Temos que nos curvar diante da capacidade e inteligência das mulheres”, ressaltou Nogueira. Para Donizete de Freitas, o Doni, secretário de Política Comunitária Institucional, o Executivo deve apoiar debates como o que foi promovido no encontro. “O gestor que não reconhece a importância da sociedade civil no debate e elaboração de políticas públicas não deve estar no cargo”, disse.

O encontro serviu para a criação de propostas que serão apresentadas durante a etapa nacional na conferência, que já está na terceira edição. Dentre os principais apontamentos destacam-se: ampliação de atendimento em creches (serviço 24h); atendimento médico nas UBSs aos sábados e no 3º horário; garantia de verba no orçamento municipal para políticas de gênero; cursos profissionalizantes para capacitação das mulheres para sua inserção no mercado de trabalho; prioridade para famílias chefiadas por mulheres nos planos habitacionais; rede de serviços de enfrentamentos à violência contra as mulheres, incluindo atendimento psicológico, jurídico, saúde e assistência social.

Compartilhe