“Feira de Saúde” espera seis mil pessoas para atendimentos gratuitos no sábado (28)

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizam no próximo sábado (28 de agosto) a sétima edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. Realizado em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o mutirão deve receber pelo menos seis mil pessoas e a expectativa é de que sejam feitos cerca de 20 mil atendimentos. A ação será das 9h às 17h e pela primeira vez ocorrerá em São Bernardo, na Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro (Rua Comunidade, 100). As quatro primeiras edições da feira tiveram lugar no próprio campus da Medicina ABC em Santo André, enquanto as duas últimas ocorreram no Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava.

Pela primeira vez em sete anos, ação levará exames, consultas e palestras educativas a São Bernardo

Sob coordenação do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, a iniciativa reunirá mais de 15 ligas acadêmicas do curso de Medicina, além de alunos de Ciências Farmacêuticas, Terapia Ocupacional, Saúde Ambiental e Nutrição. Serão cerca de 300 estudantes voluntários e mais 30 professores responsáveis pela orientação e supervisão dos trabalhos.

Atendimento gratuito: Entre os atendimentos disponíveis estarão exames de câncer de pele, urina, ginecológico (Papanicolau), colesterol, hepatite e glicemia (controle do diabetes), além de medição da pressão arterial, verificação de tipagem sanguínea, orientação em prevenção contra o câncer de mama, oficina do “Lanche Saudável” para adolescentes e atividade recreativa e de reciclagem com crianças, entre outros.

As ligas acadêmicas são entidades compostas pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para realização de atendimento médico voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência de todas as faixas etárias.

“Além de levar atendimento médico à comunidade carente e promover a saúde junto a essa população, a Feira de Saúde é uma oportunidade de inserir alunos da Faculdade de Medicina do ABC na realidade da saúde brasileira. Também possibilita treinamento prático supervisionado por professores responsáveis”, explica a aluna da FMABC e vice-Presidente do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, Amanda Albertoni Bazzaco.

A 7ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá no próximo sábado, 28 de agosto, das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro, em São Bernardo (rua Comunidade, 100). Mais informações no Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC: (11) 4993-5483.

Compartilhe

Comente

Leia também