“Capacita Ribeirão” qualifica cerca de mil profissionais em 2011

Empresários e profissionais de RH de Ribeirão Pires participaram nesta terça-feira, dia 17, de um encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires para fazer um balanço do projeto de qualificação profissional “Capacita Ribeirão”.  Durante a reunião, profissionais envolvidos na ação avaliaram os resultados e começaram a traçar os trabalhos que serão realizados neste ano.

Durante encontro com empresários da cidade, Prefeitura apresentou resultados do projeto e traçou novas ações para este ano

Em 2011, cerca de mil pessoas participaram de diversos cursos, oficinas e palestras gratuitas para ampliar as chances de entrar no mercado de trabalho. Para o secretário da Pasta responsável, Marcelo Menato, o constante diálogo com empresas que contratam profissionais da cidade é um dos principais diferenciais do projeto. “Avaliamos, em primeiro lugar, qual a demanda dos empregadores, para saber o perfil do funcionário que buscam no mercado. A partir disso, elaboramos e buscamos cursos de qualificação para que moradores em busca de emprego estejam aptos a ocupar os cargos disponíveis. Esse é um dos motivos do sucesso do ‘Capacita Ribeirão’”, declarou Menato.
Em julho do ano passado, por exemplo, construtoras da cidade assinaram compromisso com a Prefeitura para contratação de alunos dos cursos de qualificação para pedreiro assentador e revestidor, realizados em parceria com o SENAI. Orientações sobre Como Escolher uma Carreira, oficinas sobre o primeiro emprego, cursos de auxiliar financeiro, operador de caixa e auxiliar de marketing, além de qualificação para auxiliar de garçom, cuidador de idosos e repositor de mercadorias também foram algumas das opções oferecidas à população em 2011.
Além de fazer avaliação das ações realizadas no ano passado, durante o encontro com as empresas, a Prefeitura iniciou as discussões sobre projetos para qualificação profissional e geração de empregos para 2012. “O projeto ‘Capacita Ribeirão’ será mantido com a proposta de trazer novos cursos, palestras e oficinas gratuitas, de acordo com a demanda avaliada junto aos empregadores. A qualificação de mão-de-obra será mantida como uma de nossas prioridades. Nesse ano, contaremos com novas parcerias para preparar ainda mais os trabalhadores”, afirmou o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires, Marcelo Dantas.
Entre as novas parcerias estão os cursos de qualificação para jovens moradores da cidade dentro do projeto do CAMP SBC – Centro de Formação e Integração Social. Em 40 anos, o Centro já inseriu mais de 30 mil jovens no mercado de trabalho, atendendo à legislação do aprendiz, primeira oportunidade de emprego para jovens moradores da região. Em Ribeirão Pires, inicialmente, a ação atenderá a 30 moradores, que serão preparados para trabalhar em empresas da cidade.
A Secretaria de Educação e Inclusão participará das ações de qualificação, disponibilizando vagas dos cursos gratuitos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos). O Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, mantido pela Secretaria de Promoção Social, também atenderá a população com 18 opções de cursos gratuitos.
Outras ações que trouxeram resultados positivos também serão realizadas, como o “RH na Vila”, evento que reúne agências de emprego e serviços aos trabalhadores em busca de oportunidades. A 5ª edição do RH na Vila está programada para o 1º semestre de 2012 e as empresas da cidade poderão contribuir com ideias e serviços para serem disponibilizados aos moradores.
As empresas também podem manter contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para informar sobre demanda por profissionais e sobre vagas de emprego disponíveis. Os contatos devem ser feitos via  e-mail emprego@ribeiraopires.sp.gov.br.

Compartilhe